Seu primeiro registro foi em 1584, quando citado pelo padre Fernão Cardim no seu livro “tratado e terra da gente do Brasil”.
Caboclo no nordeste significa a mistura de índios com pessoas brancas e caboclinho são os filhos dos caboclos. Os caboclinhos preservam passos e danças nativas.
Goiana tem uma das manifestações culturais mais ricas de Pernambuco e Brasil. Recentemente através da SBP, tem crescido entre os Goianenses a compreensão da riqueza de sua cultura, uma cultura criada ao longo da trajetória histórica da cidade que se confunde com a própria história do Brasil, e sabemos que existem diversas maneiras de expor essa história e uma delas é através da dança.
Ali nós podemos aprender como se organizavam os primeiros habitantes do Brasil, o que a gente vê é um pedaço da história do Brasil, sendo contada em forma de libertação, e nós, maravilhados nos deixamos levar com aquela magia. Aprendemos que nós tínhamos um governo na pessoa do Cacique; uma religião, na figura do pajé, ali vemos toda magia caboclinha e uma tempestade de sensações, que nos fazem se permitir viajar no tempo e espaço.