Convido-lhes a conhecer um dos personagens principais de Goiana dos Caboclinhos, o caboclo de lança, segurando seu remesso de mais de dois metros de altura (chamada “guiada”), sua ponta fina dar característica da ferramenta, seu traje traz uma indumentária na gola bordada e no surrão, que é a bolsa feita de couro de bode com uma estrutura de madeira que é onde fica o chocalho que transmite esse barulho primitivo.
Ao realizar malabarismos e saltos, ele abre a multidão para explicitar que aquilo está sendo feito para proteção do seu grupo. O ritmo mágico e a sincronia dos passos e feitos nos permitem voltar ao passado e realmente viver o que estamos presenciando em nossa frente, é fascinante.
Em Goiana os caboclos de lança batem muito surrão no carnaval e dias santos. É muito comum deparar-se com os sons dos chocalhos pelas ruas da cidade, em data comemorativas, mas em Goiana dos Caboclinhos todos os dias os caboclos de lança saem as ruas, expondo sua cultura e seus feitos deslumbrantes envolvendo quem está ao seu redor em um mundo onde tudo é possível.