Nos dias 3 e 4 de outubro, foi realizada uma palestra organizada pela empresa SBP (Storytellers Brazilian Productions) nos colégios EREMAG (Escola de Referência em Ensino Médio Augusto Gondim) e ETE (Escola Técnica Estadual Aderico Alves de Vasconcelos), que resultou na entrega de prêmios para as três melhores redações de cada colégio.
O tema da redação foi a livre criação de um novo mundo. Os estudantes que estavam participando deveriam apenas se guiar pelo conteúdo que foi passado durante toda a palestra, ministrada por Joseph Miller Molina, presidente da SBP.
A aluna do EREMAG, no terceiro ano, Elis Maria Dantas da Silva, 17 anos, conseguiu o primeiro lugar neste colégio, dentre mais de 20 redações que foram analisadas pela curadoria da empresa. “Foi um momento único. Peguei as minhas expectativas e com tudo que prestei atenção da palestra, fui jogando minhas ideias. Foram poucas linhas, mas eu coloquei o meu mundo lá, do jeito que eu via. Mexeu muito com a mente da gente. Coisas que não percebemos do dia-a-dia, ninguém falava, vocês vieram e colocaram isso em prática. Até hoje tenho bastante coisa na memória. Espero que venham novamente, para que as outras turmas vejam esse trabalho de vocês. Aprendi muito com a palesta”, conta Elis.
A segunda colocada, também estudante do EREMAG e terceiro ano, Larissa Aparecida da Silva, 16 anos, afirma que foi muito produtivo ter participado da palestra. “Eu escutei coisas que nunca tinha ouvido antes, foi diferente, até porque o impossível acabou se tornando possível.” Quando perguntada se estava usando no dia-a-dia os ensinamentos da palestra, Larissa disse: “estou com uma meta, a qual o impossível pode ser possível, dependendo de mim e da minha iniciativa. Pode ser possível comigo escrevendo, imaginando e fazendo”.
Já no ETE, a primeira colocada, que cursa o segundo ano de hospedagem Allany Araújo, 15 anos, diz que nunca havia visto uma palestra que abrisse os olhos para o futuro. “Tenho usado a integridade como ferramenta no meu dia-a-dia. Eu prometia muitas coisas, as quais não cumpriam. A partir da palestra, comecei a usar frequentemente a integridade e cumprir com minha palavra.”
Lorena Marinho Peixôto da Cruz, 16 anos, do mesmo curso e segunda colocada afirma estar aplicando também a integridade como ferramenta em sua comunicação: “Fazer e dizer algo não apenas porque prometeu, mas porque está sendo integra com você mesma”.
Chayene Barbosa do Nascimento Lima, 17 anos, a terceira colocada do ETE que cursa Rede de Computadores afirma o quanto foi interessante ter participado da palestra. “Ele (Joseph) falou coisas que eu realmente sinto, como as diferenças, questão de raciocínio, as reflexões que temos diariamente. Estou tentando ver as coisas por outro lado, ter uma visão mais ampla”.
Além dos vencedores, foram levadas em consideração, outras redações dos participantes da palestra, que mostram potencial criativo para serem usados nos próximos livros a serem publicados pela SBP, com direito a devida menção.
Os prêmios que os alunos receberam são todas produções da SBP.